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[Importante] Projecto
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[Importante] Projecto
Boa noite malta!
Este tópico segue no seguimento de uma conversa que tive com o senhor Jorge Mota, que gostaria de partilhar convosco um pequeno grande projecto. Parece-me que poderá ser vantajoso, pelo que é com muito interesse que divulgo no fórum, como me foi pedido. Passo a citar na integra:
Caros senhores, o meu nome é Jorge Mota e tenho actualmente as licenças PPA e ULM.
Após uma longa e extensiva pesquisa vim a deparar me com a falta de um tipo de aeronave no mercado actual de ULM/LSA. (Vou inclusivé extender esta pesquisa á feira de Friedrichshafen em Abril).
Fiz esta constatação após procurar uma para utilização própria.
Sendo aficionado por aviação desde cedo (aeromodelismo), há cerca de 2 anos completei o Brevet (PPA) e logo surgiram aspirações a ter uma aeronave.
Durante a procura que fiz nesse sentido tive de decidir que caracteristicas esta teria de ter para merecer tal investimento e cheguei a algumas conclusões. A primeira foi perceber que cada aeronave tem uma função específica e nenhuma vai ser muito boa em todas as vertentes. Há que procurar um equilíbrio.
- Como prioridade vem o orçamento, baixo custo de manutenção, baixo consumo e um preço de aquisição racional.
E depois de ser possível adquirir algo, então :
- 1º Segurança.
- Só depois virá o desempenho em viagem, as capacidades aerobáticas e por fim a estética.
Com o preço do AVGAS ou mesmo gasolina 95 a rondar os 2 EUR o litro optar por algo com motores Lycoming ou Continental é proibitivo. Com cavalagens de 160 a 350 HP, mesmo os mais económicos gastam de 50 litros á hora para cima, especialmente em acrobacia.
Apesar de inicialmente ter ficado "embasbacado" com o Millenium Master, acabei rápidamente por cair em mim e perceber que é uma espécie de Ferrari dos ULM. 150 000 Eur de investimento inicial é um patamar diferente do que posso chegar.
Ainda descobri que há um KIT que originou o Millenium ( Asso X Jewel) e que se pode comprar toda a fuselagem e asas em madeira por cerca de 10000 euros, mas tem de posteriormente ser coberto a fibra de vidro ou carbono e serem instalados todos os sistemas. O preço final vai ser alto e o trabalho imensurável. Apesar de ser um excelente "cruzador" ainda fica àquem das capacidades aerobáticas pretendidas e do "budjet" disponivél. (considerando o investimento em cobertura, motor, trem retráctil, hélice, instrumentos, etc...)
Mas ilustrando o quanto a vontade foi forte fica o link para a ideia inicial -> http://gitoair.posterous.com/
Após um voo num biplano FK12 COMET as minhas atenções divergiram para um tipo diferente de ULM. Aerobáticos de construção tipo "treliças" coberto. (Dacron, Oratex ou Oracover). São mais baratos de adquirir e para a disponibilidade de tempo que tenho, são mais adequados à função.
Depois de indagar sobre como, e que custo tem, adquirir um Comet fui informado que novo rondará os 80 000 euros. Adoro a máquina, mas não o suficiente para apostar nela.
Especialmente depois de ver o que Cesar Falistocco faz com esta outra.
http://www.vimeo.com/5069174
https://www.youtube.com/watch?v=Z-HwGGdaYsY
RANS S10 Sakota
Com o mesmo tipo de construção, sendo um monoplano mais acrobático, bem mais acessível (só disponivel em KIT ou usado) e com a mesma gama de velocidades parece me quase em tudo a escolha ideal.
Mas a ambição vai mais alto e ao procurar este tipo de kit cheguei ao Laser Z-2300.
Certamente já ouviram falar dos aviões EXTRA. Este foi o primeiro KIT que WALTER EXTRA montou (a versão monolugar) e que deu origem á marca EXTRA.
( Se fosse milionário provavelmente teria um EXTRA 300L.)
Posto isto, inspirado por alguém que modificou um RANS S10 , chego ao propósito deste extenso texto.
- Que passos serão necessários para "CRIAR" um ULM da categoria (tipo de construção, peso e consumos) do S10 com a configuração do LASER Z-2300 ?
- Será vantajoso fazê-lo a partir de um S10 ?
- Como criar a estrutura tubular e calcular os esforços e posição das asas e trem ?
- Como resolver a questão da alteração de centro de gravidade quando presente o passageiro ?
... não vou estender as perguntas, são inúmeras e não faria sentido escrever todas neste texto.
A ideia base é tranformar isto:
http://www.rans.de/assets/images/D-EYNA.jpg
Numa estrutura equivalente mas com lugares "tandem" e "Bubble Canopy", optimizando a performance acrobática e a utilização de um motor de 90 a 120 HP. (um UL260 acro ou um rotax 912s ou mesmo um HIRT)
Que terá como referência a do link abaixo.
http://www.yorkaircraft.com/I_Z2300_FUSEKIT.html
Não tendo experiência anterior em construção de aeronaves experimentais, ou em Kit, como a minha solução passa pela modificação e análise de um Kit já existente, decidi procurar no nosso Portugal ajuda antes de recorrer a outras soluções privadas.
Não querendo exceder nenhum tipo de expectativa refiro que não haverá aqui nenhum "pote de ouro", mas sim a oportunidade de concretizar um projecto com alguns aliciantes.
Tenho alguns contactos com um dos fabricantes nacionais mas não tenho ainda propostas feitas no sentido de comercialização para tal produto.
Resumindo, peço-vos encarecidamente que me encaminhem para os correctos intervinientes e/ou que me respondam no sentido de saber se há ou não algum interesse da vossa parte neste tipo de participação em projectos externos.
Aguardo as vossas sugestões e pensamentos.
Melhores cumprimentos:
Jorge Mota
Este tópico segue no seguimento de uma conversa que tive com o senhor Jorge Mota, que gostaria de partilhar convosco um pequeno grande projecto. Parece-me que poderá ser vantajoso, pelo que é com muito interesse que divulgo no fórum, como me foi pedido. Passo a citar na integra:
Caros senhores, o meu nome é Jorge Mota e tenho actualmente as licenças PPA e ULM.
Após uma longa e extensiva pesquisa vim a deparar me com a falta de um tipo de aeronave no mercado actual de ULM/LSA. (Vou inclusivé extender esta pesquisa á feira de Friedrichshafen em Abril).
Fiz esta constatação após procurar uma para utilização própria.
Sendo aficionado por aviação desde cedo (aeromodelismo), há cerca de 2 anos completei o Brevet (PPA) e logo surgiram aspirações a ter uma aeronave.
Durante a procura que fiz nesse sentido tive de decidir que caracteristicas esta teria de ter para merecer tal investimento e cheguei a algumas conclusões. A primeira foi perceber que cada aeronave tem uma função específica e nenhuma vai ser muito boa em todas as vertentes. Há que procurar um equilíbrio.
- Como prioridade vem o orçamento, baixo custo de manutenção, baixo consumo e um preço de aquisição racional.
E depois de ser possível adquirir algo, então :
- 1º Segurança.
- Só depois virá o desempenho em viagem, as capacidades aerobáticas e por fim a estética.
Com o preço do AVGAS ou mesmo gasolina 95 a rondar os 2 EUR o litro optar por algo com motores Lycoming ou Continental é proibitivo. Com cavalagens de 160 a 350 HP, mesmo os mais económicos gastam de 50 litros á hora para cima, especialmente em acrobacia.
Apesar de inicialmente ter ficado "embasbacado" com o Millenium Master, acabei rápidamente por cair em mim e perceber que é uma espécie de Ferrari dos ULM. 150 000 Eur de investimento inicial é um patamar diferente do que posso chegar.
Ainda descobri que há um KIT que originou o Millenium ( Asso X Jewel) e que se pode comprar toda a fuselagem e asas em madeira por cerca de 10000 euros, mas tem de posteriormente ser coberto a fibra de vidro ou carbono e serem instalados todos os sistemas. O preço final vai ser alto e o trabalho imensurável. Apesar de ser um excelente "cruzador" ainda fica àquem das capacidades aerobáticas pretendidas e do "budjet" disponivél. (considerando o investimento em cobertura, motor, trem retráctil, hélice, instrumentos, etc...)
Mas ilustrando o quanto a vontade foi forte fica o link para a ideia inicial -> http://gitoair.posterous.com/
Após um voo num biplano FK12 COMET as minhas atenções divergiram para um tipo diferente de ULM. Aerobáticos de construção tipo "treliças" coberto. (Dacron, Oratex ou Oracover). São mais baratos de adquirir e para a disponibilidade de tempo que tenho, são mais adequados à função.
Depois de indagar sobre como, e que custo tem, adquirir um Comet fui informado que novo rondará os 80 000 euros. Adoro a máquina, mas não o suficiente para apostar nela.
Especialmente depois de ver o que Cesar Falistocco faz com esta outra.
http://www.vimeo.com/5069174
https://www.youtube.com/watch?v=Z-HwGGdaYsY
RANS S10 Sakota
Com o mesmo tipo de construção, sendo um monoplano mais acrobático, bem mais acessível (só disponivel em KIT ou usado) e com a mesma gama de velocidades parece me quase em tudo a escolha ideal.
Mas a ambição vai mais alto e ao procurar este tipo de kit cheguei ao Laser Z-2300.
Certamente já ouviram falar dos aviões EXTRA. Este foi o primeiro KIT que WALTER EXTRA montou (a versão monolugar) e que deu origem á marca EXTRA.
( Se fosse milionário provavelmente teria um EXTRA 300L.)
Posto isto, inspirado por alguém que modificou um RANS S10 , chego ao propósito deste extenso texto.
- Que passos serão necessários para "CRIAR" um ULM da categoria (tipo de construção, peso e consumos) do S10 com a configuração do LASER Z-2300 ?
- Será vantajoso fazê-lo a partir de um S10 ?
- Como criar a estrutura tubular e calcular os esforços e posição das asas e trem ?
- Como resolver a questão da alteração de centro de gravidade quando presente o passageiro ?
... não vou estender as perguntas, são inúmeras e não faria sentido escrever todas neste texto.
A ideia base é tranformar isto:
http://www.rans.de/assets/images/D-EYNA.jpg
Numa estrutura equivalente mas com lugares "tandem" e "Bubble Canopy", optimizando a performance acrobática e a utilização de um motor de 90 a 120 HP. (um UL260 acro ou um rotax 912s ou mesmo um HIRT)
Que terá como referência a do link abaixo.
http://www.yorkaircraft.com/I_Z2300_FUSEKIT.html
Não tendo experiência anterior em construção de aeronaves experimentais, ou em Kit, como a minha solução passa pela modificação e análise de um Kit já existente, decidi procurar no nosso Portugal ajuda antes de recorrer a outras soluções privadas.
Não querendo exceder nenhum tipo de expectativa refiro que não haverá aqui nenhum "pote de ouro", mas sim a oportunidade de concretizar um projecto com alguns aliciantes.
Tenho alguns contactos com um dos fabricantes nacionais mas não tenho ainda propostas feitas no sentido de comercialização para tal produto.
Resumindo, peço-vos encarecidamente que me encaminhem para os correctos intervinientes e/ou que me respondam no sentido de saber se há ou não algum interesse da vossa parte neste tipo de participação em projectos externos.
Aguardo as vossas sugestões e pensamentos.
Melhores cumprimentos:
Jorge Mota
Última edição por Admin_Psittacus em 23/3/2011, 00:45, editado 6 vez(es)
Admin_jmv33- Administra tudo e mais alguma coisa
- Mensagens : 594
Data de inscrição : 04/03/2011
Localização : Maia, Porto
Jorge Mota
Desde já agradecido pelo apoio.
Fica o meu contacto para sugestões e comentários aqui. Qualquer "input" construtivo será bem vindo.
Até breve.
Jorge Mota
Fica o meu contacto para sugestões e comentários aqui. Qualquer "input" construtivo será bem vindo.
Até breve.
Jorge Mota
Gitoatom- Já enche pneus a um A320
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/03/2011
updates
Boa tarde a todos.
Confesso que esperava mais algum entusiasmo da parte dos futuros engenheiros, mas compreendo que os exames e estudo roubem grande parte da iniciativa.
De qualquer forma deixo aqui alguns desenvolvimentos na questão apresentada acima.
No forum da RANS apareceu um post de um S10 muito modificado que está já muito proximo do pretendido.
http://www.ransclan.com/forums/showthread.php?p=14030#post14030
http://www.ransclan.com/forums/showthread.php?p=14030#post14030
A cobertura textil foi substituida por paineis de carbono na fuselagem, mantendo se as asas da forma tradicional. E à primeira vista foi instalada uma janela na cauda para se poder fazer check visual aos links dos comandos. A canopy e estructura do cockpit foi alterada para uma fantástica bubble canopy livre de barras ou treliças.
Para ser perfeito faltava apenas a alteração para configuração tandem (que implicaria o total redesenho total da fuselagem)
Já tenho o contacto de quem ajudou a desenvolver o avião em causa.
Como informação adicional deixo vos um link para um empresa que apresenta como produto exactamente desenho e calculos de estructuras aeronauticas.
http://www.asa-2.ru/service.html
http://www.asa-2.ru/service.html
Mais uma vez recordo que se alguém tiver uma sugestão sobre quem devo contactar para ajudar/executar tal projecto e calculos, ficaria deveras agradecido.
Cumprimentos.
Confesso que esperava mais algum entusiasmo da parte dos futuros engenheiros, mas compreendo que os exames e estudo roubem grande parte da iniciativa.
De qualquer forma deixo aqui alguns desenvolvimentos na questão apresentada acima.
No forum da RANS apareceu um post de um S10 muito modificado que está já muito proximo do pretendido.
http://www.ransclan.com/forums/showthread.php?p=14030#post14030
http://www.ransclan.com/forums/showthread.php?p=14030#post14030
A cobertura textil foi substituida por paineis de carbono na fuselagem, mantendo se as asas da forma tradicional. E à primeira vista foi instalada uma janela na cauda para se poder fazer check visual aos links dos comandos. A canopy e estructura do cockpit foi alterada para uma fantástica bubble canopy livre de barras ou treliças.
Para ser perfeito faltava apenas a alteração para configuração tandem (que implicaria o total redesenho total da fuselagem)
Já tenho o contacto de quem ajudou a desenvolver o avião em causa.
Como informação adicional deixo vos um link para um empresa que apresenta como produto exactamente desenho e calculos de estructuras aeronauticas.
http://www.asa-2.ru/service.html
http://www.asa-2.ru/service.html
Mais uma vez recordo que se alguém tiver uma sugestão sobre quem devo contactar para ajudar/executar tal projecto e calculos, ficaria deveras agradecido.
Cumprimentos.
Gitoatom- Já enche pneus a um A320
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/03/2011
Re: [Importante] Projecto
Gitoatom escreveu:Boa tarde a todos.
Confesso que esperava mais algum entusiasmo da parte dos futuros engenheiros, mas compreendo que os exames e estudo roubem grande parte da iniciativa.
De qualquer forma deixo aqui alguns desenvolvimentos na questão apresentada acima.
No forum da RANS apareceu um post de um S10 muito modificado que está já muito proximo do pretendido.
http://www.ransclan.com/forums/showthread.php?p=14030#post14030
http://www.ransclan.com/forums/showthread.php?p=14030#post14030
A cobertura textil foi substituida por paineis de carbono na fuselagem, mantendo se as asas da forma tradicional. E à primeira vista foi instalada uma janela na cauda para se poder fazer check visual aos links dos comandos. A canopy e estructura do cockpit foi alterada para uma fantástica bubble canopy livre de barras ou treliças.
Para ser perfeito faltava apenas a alteração para configuração tandem (que implicaria o total redesenho total da fuselagem)
Já tenho o contacto de quem ajudou a desenvolver o avião em causa.
Como informação adicional deixo vos um link para um empresa que apresenta como produto exactamente desenho e calculos de estructuras aeronauticas.
http://www.asa-2.ru/service.html
http://www.asa-2.ru/service.html
Mais uma vez recordo que se alguém tiver uma sugestão sobre quem devo contactar para ajudar/executar tal projecto e calculos, ficaria deveras agradecido.
Cumprimentos.
sabes o entusiasmo não é o que falta... falta sim as bases que um aluno do 12ºano ainda não tem, porque caso as tivesse garanto-te que iria participar activamente, todo o tipo de projectos é bem vindo, pois é sempre enriquece-dor a troca de perspectivas as e informações
abraço
pedroalm- Já dá uns toques em piloto-automático
- Mensagens : 53
Data de inscrição : 07/03/2011
Localização : Algarve
Agradecido
È um excelente principio.
Pões te no meu lugar e sugeres qual o primeiro passo que tomarias depois de analisar a informação nos textos.
Provavelmente conheces alguns alunos de anos mais avançados no curso a quem podes por algumas destas questões ou encaminhar um mail com um link aqui para o forum.
Tudo é válido.
Cumprimentos
Pões te no meu lugar e sugeres qual o primeiro passo que tomarias depois de analisar a informação nos textos.
Provavelmente conheces alguns alunos de anos mais avançados no curso a quem podes por algumas destas questões ou encaminhar um mail com um link aqui para o forum.
Tudo é válido.
Cumprimentos
Gitoatom- Já enche pneus a um A320
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/03/2011
Re: [Importante] Projecto
O problema, na minha opinião, para a fraca resposta, é o reduzido número de users que o fórum tem neste momento. Não esquecendo que tem apenas 1 mês, o fórum possui apenas 10 users registados, entre os quais (acho) 2 alunos da UBI. Assim, a única forma que vejo que divulgar ainda mais é entre os próprios colegas, ou na Universidade, mediante permissão.
De qualquer forma, com o tempo não tenho dúvidas que surgirão respostas, analisando as vantagens e mais-valias que podem sair do projecto.
Abraço e boa sorte
De qualquer forma, com o tempo não tenho dúvidas que surgirão respostas, analisando as vantagens e mais-valias que podem sair do projecto.
Abraço e boa sorte
Admin_jmv33- Administra tudo e mais alguma coisa
- Mensagens : 594
Data de inscrição : 04/03/2011
Localização : Maia, Porto
Re: [Importante] Projecto
Dentro em breve vou falar com o professor de Projecto de Aeronaves e aproveito para apresentar este tópico, vamos a ver o que ele nos diz
Admin_SukhoiLover- Já "brinca" com um F16
- Mensagens : 103
Data de inscrição : 06/03/2011
Projecto de Aeronaves
Ora aí está o nome de uma disciplina que me faz sorrir....
Jorge
Jorge
Gitoatom- Já enche pneus a um A320
- Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/03/2011
Re: [Importante] Projecto
Senhor Jorge, fica aqui o email do Professor Pedro Gamboa, tente contactá-lo para expor o projecto, boa sorte
pgamboa@ubi.pt
pgamboa@ubi.pt
Admin_SukhoiLover- Já "brinca" com um F16
- Mensagens : 103
Data de inscrição : 06/03/2011
Re: [Importante] Projecto
Como se calhar muitos ainda não viram este tópico, volto a fazer um Up!
Admin_jmv33- Administra tudo e mais alguma coisa
- Mensagens : 594
Data de inscrição : 04/03/2011
Localização : Maia, Porto
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