Fórum Engenharia Aeronáutica UBI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Fábio Romão
[Importante] Projecto Empty9/9/2013, 18:01 por secclaro

» Futuros alunos 2013/2014
[Importante] Projecto Empty23/8/2013, 18:27 por Admin_jmv33

» Candidatura como licenciado
[Importante] Projecto Empty17/7/2013, 19:31 por xufre

» Airbus Fly Your Ideas
[Importante] Projecto Empty7/12/2012, 13:23 por Laurapintas

» Praxes (para aqueles que não sabem bem o que esperar)
[Importante] Projecto Empty10/10/2012, 08:30 por Admin_miguelbeirao

» [Colocações] Caloiros 2012/2013
[Importante] Projecto Empty30/9/2012, 13:54 por Admin_jmv33

» Onde vivem/vão viver na covilhã?
[Importante] Projecto Empty23/9/2012, 15:15 por Fabito

» Inês RC
[Importante] Projecto Empty16/9/2012, 14:56 por Laurapintas

» Horário 2012/2013
[Importante] Projecto Empty16/9/2012, 01:47 por Admin_jmv33

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Facebook
Google Plus

[Importante] Projecto

4 participantes

Ir para baixo

[Importante] Projecto Empty [Importante] Projecto

Mensagem  Admin_jmv33 23/3/2011, 00:04

Boa noite malta!

Este tópico segue no seguimento de uma conversa que tive com o senhor Jorge Mota, que gostaria de partilhar convosco um pequeno grande projecto. Parece-me que poderá ser vantajoso, pelo que é com muito interesse que divulgo no fórum, como me foi pedido. Passo a citar na integra:


Caros senhores, o meu nome é Jorge Mota e tenho actualmente as licenças PPA e ULM.
Após uma longa e extensiva pesquisa vim a deparar me com a falta de um tipo de aeronave no mercado actual de ULM/LSA. (Vou inclusivé extender esta pesquisa á feira de Friedrichshafen em Abril).
Fiz esta constatação após procurar uma para utilização própria.
Sendo aficionado por aviação desde cedo (aeromodelismo), há cerca de 2 anos completei o Brevet (PPA) e logo surgiram aspirações a ter uma aeronave.
Durante a procura que fiz nesse sentido tive de decidir que caracteristicas esta teria de ter para merecer tal investimento e cheguei a algumas conclusões. A primeira foi perceber que cada aeronave tem uma função específica e nenhuma vai ser muito boa em todas as vertentes. Há que procurar um equilíbrio.

- Como prioridade vem o orçamento, baixo custo de manutenção, baixo consumo e um preço de aquisição racional.
E depois de ser possível adquirir algo, então :
- 1º Segurança.
- Só depois virá o desempenho em viagem, as capacidades aerobáticas e por fim a estética.

Com o preço do AVGAS ou mesmo gasolina 95 a rondar os 2 EUR o litro optar por algo com motores Lycoming ou Continental é proibitivo. Com cavalagens de 160 a 350 HP, mesmo os mais económicos gastam de 50 litros á hora para cima, especialmente em acrobacia.
Apesar de inicialmente ter ficado "embasbacado" com o Millenium Master, acabei rápidamente por cair em mim e perceber que é uma espécie de Ferrari dos ULM. 150 000 Eur de investimento inicial é um patamar diferente do que posso chegar.
Ainda descobri que há um KIT que originou o Millenium ( Asso X Jewel) e que se pode comprar toda a fuselagem e asas em madeira por cerca de 10000 euros, mas tem de posteriormente ser coberto a fibra de vidro ou carbono e serem instalados todos os sistemas. O preço final vai ser alto e o trabalho imensurável. Apesar de ser um excelente "cruzador" ainda fica àquem das capacidades aerobáticas pretendidas e do "budjet" disponivél. (considerando o investimento em cobertura, motor, trem retráctil, hélice, instrumentos, etc...)
Mas ilustrando o quanto a vontade foi forte fica o link para a ideia inicial -> http://gitoair.posterous.com/

Após um voo num biplano FK12 COMET as minhas atenções divergiram para um tipo diferente de ULM. Aerobáticos de construção tipo "treliças" coberto. (Dacron, Oratex ou Oracover). São mais baratos de adquirir e para a disponibilidade de tempo que tenho, são mais adequados à função.
Depois de indagar sobre como, e que custo tem, adquirir um Comet fui informado que novo rondará os 80 000 euros. Adoro a máquina, mas não o suficiente para apostar nela.

Especialmente depois de ver o que Cesar Falistocco faz com esta outra.

http://www.vimeo.com/5069174

https://www.youtube.com/watch?v=Z-HwGGdaYsY

RANS S10 Sakota

Com o mesmo tipo de construção, sendo um monoplano mais acrobático, bem mais acessível (só disponivel em KIT ou usado) e com a mesma gama de velocidades parece me quase em tudo a escolha ideal.
Mas a ambição vai mais alto e ao procurar este tipo de kit cheguei ao Laser Z-2300.
Certamente já ouviram falar dos aviões EXTRA. Este foi o primeiro KIT que WALTER EXTRA montou (a versão monolugar) e que deu origem á marca EXTRA.
( Se fosse milionário provavelmente teria um EXTRA 300L.)
Posto isto, inspirado por alguém que modificou um RANS S10 , chego ao propósito deste extenso texto.

- Que passos serão necessários para "CRIAR" um ULM da categoria (tipo de construção, peso e consumos) do S10 com a configuração do LASER Z-2300 ?
- Será vantajoso fazê-lo a partir de um S10 ?
- Como criar a estrutura tubular e calcular os esforços e posição das asas e trem ?
- Como resolver a questão da alteração de centro de gravidade quando presente o passageiro ?

... não vou estender as perguntas, são inúmeras e não faria sentido escrever todas neste texto.

A ideia base é tranformar isto:

http://www.rans.de/assets/images/D-EYNA.jpg

Numa estrutura equivalente mas com lugares "tandem" e "Bubble Canopy", optimizando a performance acrobática e a utilização de um motor de 90 a 120 HP. (um UL260 acro ou um rotax 912s ou mesmo um HIRT)
Que terá como referência a do link abaixo.

http://www.yorkaircraft.com/I_Z2300_FUSEKIT.html


Não tendo experiência anterior em construção de aeronaves experimentais, ou em Kit, como a minha solução passa pela modificação e análise de um Kit já existente, decidi procurar no nosso Portugal ajuda antes de recorrer a outras soluções privadas.
Não querendo exceder nenhum tipo de expectativa refiro que não haverá aqui nenhum "pote de ouro", mas sim a oportunidade de concretizar um projecto com alguns aliciantes.
Tenho alguns contactos com um dos fabricantes nacionais mas não tenho ainda propostas feitas no sentido de comercialização para tal produto.
Resumindo, peço-vos encarecidamente que me encaminhem para os correctos intervinientes e/ou que me respondam no sentido de saber se há ou não algum interesse da vossa parte neste tipo de participação em projectos externos.
Aguardo as vossas sugestões e pensamentos.

Melhores cumprimentos:

Jorge Mota


Última edição por Admin_Psittacus em 23/3/2011, 00:45, editado 6 vez(es)
Admin_jmv33
Admin_jmv33
Administra tudo e mais alguma coisa
Administra tudo e mais alguma coisa

Mensagens : 594
Data de inscrição : 04/03/2011
Localização : Maia, Porto

Ir para o topo Ir para baixo

[Importante] Projecto Empty Jorge Mota

Mensagem  Gitoatom 23/3/2011, 00:28

Desde já agradecido pelo apoio.
Fica o meu contacto para sugestões e comentários aqui. Qualquer "input" construtivo será bem vindo. cheers
Até breve.

Jorge Mota study

Gitoatom
Já enche pneus a um A320
Já enche pneus a um A320

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Importante] Projecto Empty updates

Mensagem  Gitoatom 30/3/2011, 09:01

Boa tarde a todos.

Confesso que esperava mais algum entusiasmo da parte dos futuros engenheiros, mas compreendo que os exames e estudo roubem grande parte da iniciativa.

De qualquer forma deixo aqui alguns desenvolvimentos na questão apresentada acima.
No forum da RANS apareceu um post de um S10 muito modificado que está já muito proximo do pretendido.

http://www.ransclan.com/forums/showthread.php?p=14030#post14030

http://www.ransclan.com/forums/showthread.php?p=14030#post14030

A cobertura textil foi substituida por paineis de carbono na fuselagem, mantendo se as asas da forma tradicional. E à primeira vista foi instalada uma janela na cauda para se poder fazer check visual aos links dos comandos. A canopy e estructura do cockpit foi alterada para uma fantástica bubble canopy livre de barras ou treliças.
Para ser perfeito faltava apenas a alteração para configuração tandem (que implicaria o total redesenho total da fuselagem)
Já tenho o contacto de quem ajudou a desenvolver o avião em causa.

Como informação adicional deixo vos um link para um empresa que apresenta como produto exactamente desenho e calculos de estructuras aeronauticas.

http://www.asa-2.ru/service.html

http://www.asa-2.ru/service.html


Mais uma vez recordo que se alguém tiver uma sugestão sobre quem devo contactar para ajudar/executar tal projecto e calculos, ficaria deveras agradecido.

Cumprimentos.

Gitoatom
Já enche pneus a um A320
Já enche pneus a um A320

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Importante] Projecto Empty Re: [Importante] Projecto

Mensagem  pedroalm 30/3/2011, 22:27

Gitoatom escreveu:Boa tarde a todos.

Confesso que esperava mais algum entusiasmo da parte dos futuros engenheiros, mas compreendo que os exames e estudo roubem grande parte da iniciativa.

De qualquer forma deixo aqui alguns desenvolvimentos na questão apresentada acima.
No forum da RANS apareceu um post de um S10 muito modificado que está já muito proximo do pretendido.

http://www.ransclan.com/forums/showthread.php?p=14030#post14030

http://www.ransclan.com/forums/showthread.php?p=14030#post14030

A cobertura textil foi substituida por paineis de carbono na fuselagem, mantendo se as asas da forma tradicional. E à primeira vista foi instalada uma janela na cauda para se poder fazer check visual aos links dos comandos. A canopy e estructura do cockpit foi alterada para uma fantástica bubble canopy livre de barras ou treliças.
Para ser perfeito faltava apenas a alteração para configuração tandem (que implicaria o total redesenho total da fuselagem)
Já tenho o contacto de quem ajudou a desenvolver o avião em causa.

Como informação adicional deixo vos um link para um empresa que apresenta como produto exactamente desenho e calculos de estructuras aeronauticas.

http://www.asa-2.ru/service.html

http://www.asa-2.ru/service.html


Mais uma vez recordo que se alguém tiver uma sugestão sobre quem devo contactar para ajudar/executar tal projecto e calculos, ficaria deveras agradecido.

Cumprimentos.

sabes o entusiasmo não é o que falta... falta sim as bases que um aluno do 12ºano ainda não tem, porque caso as tivesse garanto-te que iria participar activamente, todo o tipo de projectos é bem vindo, pois é sempre enriquece-dor a troca de perspectivas as e informações

abraço Wink
pedroalm
pedroalm
Já dá uns toques em piloto-automático
Já dá uns toques em piloto-automático

Mensagens : 53
Data de inscrição : 07/03/2011
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

[Importante] Projecto Empty Agradecido

Mensagem  Gitoatom 30/3/2011, 23:02

È um excelente principio.

Pões te no meu lugar e sugeres qual o primeiro passo que tomarias depois de analisar a informação nos textos.
Provavelmente conheces alguns alunos de anos mais avançados no curso a quem podes por algumas destas questões ou encaminhar um mail com um link aqui para o forum.
Tudo é válido.

Cumprimentos

Gitoatom
Já enche pneus a um A320
Já enche pneus a um A320

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Importante] Projecto Empty Re: [Importante] Projecto

Mensagem  Admin_jmv33 31/3/2011, 16:38

O problema, na minha opinião, para a fraca resposta, é o reduzido número de users que o fórum tem neste momento. Não esquecendo que tem apenas 1 mês, o fórum possui apenas 10 users registados, entre os quais (acho) 2 alunos da UBI. Assim, a única forma que vejo que divulgar ainda mais é entre os próprios colegas, ou na Universidade, mediante permissão.

De qualquer forma, com o tempo não tenho dúvidas que surgirão respostas, analisando as vantagens e mais-valias que podem sair do projecto.

Abraço e boa sorte Wink
Admin_jmv33
Admin_jmv33
Administra tudo e mais alguma coisa
Administra tudo e mais alguma coisa

Mensagens : 594
Data de inscrição : 04/03/2011
Localização : Maia, Porto

Ir para o topo Ir para baixo

[Importante] Projecto Empty Re: [Importante] Projecto

Mensagem  Admin_SukhoiLover 4/4/2011, 19:49

Dentro em breve vou falar com o professor de Projecto de Aeronaves e aproveito para apresentar este tópico, vamos a ver o que ele nos diz scratch
Admin_SukhoiLover
Admin_SukhoiLover
Já "brinca" com um F16
Já

Mensagens : 103
Data de inscrição : 06/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Importante] Projecto Empty Projecto de Aeronaves

Mensagem  Gitoatom 4/4/2011, 22:14

Ora aí está o nome de uma disciplina que me faz sorrir.... cheers


Jorge

Gitoatom
Já enche pneus a um A320
Já enche pneus a um A320

Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Importante] Projecto Empty Re: [Importante] Projecto

Mensagem  Admin_SukhoiLover 29/4/2011, 18:04

Senhor Jorge, fica aqui o email do Professor Pedro Gamboa, tente contactá-lo para expor o projecto, boa sorte Very Happy

pgamboa@ubi.pt
Admin_SukhoiLover
Admin_SukhoiLover
Já "brinca" com um F16
Já

Mensagens : 103
Data de inscrição : 06/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Importante] Projecto Empty Re: [Importante] Projecto

Mensagem  Admin_jmv33 15/6/2011, 18:54

Como se calhar muitos ainda não viram este tópico, volto a fazer um Up! Wink
Admin_jmv33
Admin_jmv33
Administra tudo e mais alguma coisa
Administra tudo e mais alguma coisa

Mensagens : 594
Data de inscrição : 04/03/2011
Localização : Maia, Porto

Ir para o topo Ir para baixo

[Importante] Projecto Empty Re: [Importante] Projecto

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos