Fórum Engenharia Aeronáutica UBI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Fábio Romão
Nortávia concebeu projecto pioneiro de dirigível no armazém de uma têxtil Empty9/9/2013, 18:01 por secclaro

» Futuros alunos 2013/2014
Nortávia concebeu projecto pioneiro de dirigível no armazém de uma têxtil Empty23/8/2013, 18:27 por Admin_jmv33

» Candidatura como licenciado
Nortávia concebeu projecto pioneiro de dirigível no armazém de uma têxtil Empty17/7/2013, 19:31 por xufre

» Airbus Fly Your Ideas
Nortávia concebeu projecto pioneiro de dirigível no armazém de uma têxtil Empty7/12/2012, 13:23 por Laurapintas

» Praxes (para aqueles que não sabem bem o que esperar)
Nortávia concebeu projecto pioneiro de dirigível no armazém de uma têxtil Empty10/10/2012, 08:30 por Admin_miguelbeirao

» [Colocações] Caloiros 2012/2013
Nortávia concebeu projecto pioneiro de dirigível no armazém de uma têxtil Empty30/9/2012, 13:54 por Admin_jmv33

» Onde vivem/vão viver na covilhã?
Nortávia concebeu projecto pioneiro de dirigível no armazém de uma têxtil Empty23/9/2012, 15:15 por Fabito

» Inês RC
Nortávia concebeu projecto pioneiro de dirigível no armazém de uma têxtil Empty16/9/2012, 14:56 por Laurapintas

» Horário 2012/2013
Nortávia concebeu projecto pioneiro de dirigível no armazém de uma têxtil Empty16/9/2012, 01:47 por Admin_jmv33

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Facebook
Google Plus

Nortávia concebeu projecto pioneiro de dirigível no armazém de uma têxtil

Ir para baixo

Nortávia concebeu projecto pioneiro de dirigível no armazém de uma têxtil Empty Nortávia concebeu projecto pioneiro de dirigível no armazém de uma têxtil

Mensagem  Admin_jmv33 5/6/2011, 18:32

Nortávia concebeu projecto pioneiro de dirigível no armazém de uma têxtil

Nortávia concebeu projecto pioneiro de dirigível no armazém de uma têxtil 343058?tp=UH&db=IMAGENS&w=350&ts=1307302079,3889

Há sete projectos destes em todo o mundo, e um deles está em Portugal, "escondido" há quase quatro anos nas traseiras de uma empresa têxtil com sede na Maia, a Rodrilinea. Está agora pronto para ser mostrado ao mundo e tem muitos ingredientes para impressionar.

Com a dedicação exclusiva de uma equipa de sete profissionais, quatro anos de esforço e um investimento de quase dois milhões de euros, a Nortávia (uma empresa criada em 1989 e que está certificada na prestação de vários serviços de aeronáutica e aviação) está pronta para mostrar ao mundo o seu NFAP - Nature Friendly Airship Program, um dirigível aéreo pioneiro a nível mundial.

Mesmo adivinhando que há mais seis projectos de dirigíveis de última geração a ser desenvolvidos em todo o mundo, Cassiano Rodrigues, ex-piloto da Força Aérea e um dos primeiros pilotos de aviação civil executiva privada em Portugal, sabe que o projecto que está a ser desenvolvido nas suas empresas (é o dono tanto da Nortávia, como da Rodrilinea) é um projecto pioneiro. Porque é versátil, e pode chegar onde mais nenhum meio de transporte chega, pode estar no ar umas horas, ou vários dias ou meses.

Sem impactos ambientais

Mas também porque é seguro, feito à prova de queda, usa o material mais inerte de todos, o hélio, que não é inflamável nem explode, como o hidrogénio. Porque é sustentável, ao ter uma pegada de carbono nula - é exclusivamente alimentado por energia eléctrica gerada a partir de um sistema inovador que congrega um gerador de biocombustível, baterias, células fotovoltaicas e um motor eléctrico, integrando um outro sistema que permite que o dirigível seja conduzido autonomamente, sem necessidade de incluir qualquer piloto a bordo.

E porque é escalável, tanto pode ser construído para levar quatro passageiros como quarenta. "Os parceiros que aparecerem na fase de comercialização é que vão decidir", disse Cassiano Rodrigues, admitindo que as razões que o levaram a diversificar as suas áreas de negócio, mas num investimento tão avultado, sem retorno imediato, é a certeza do seu potencial. A aposta na inovação, acredita, trará muitas oportunidades de negócio.

A ideia de desenvolver um dirigível surgiu-lhe de forma quase fortuita há cerca de seis anos. Habituado a ver as paisagens a partir do céu (nas muitas milhas que percorreu aos comandos dos muitos aviões que pilotou) foi a fazer as sinuosas estradas que serpenteiam o Douro que acreditou que aquela seria uma paisagem para ver dos céus, e, de preferência, devagar.

Se por agora todas as aeronaves - ou melhor, todos os meios de transporte - precisam de infra-estruturas de acesso, rapidamente se lembrou que faltava um veículo que chegasse aos lugares mais inóspitos, onde não haja, nem precise de haver, infra-estruturas. "Se indivíduos em 1936, com tripas de carneiro e tecidos feitos de papas de centeio, conseguiram pôr dirigíveis a voar, por que é que, com toda a tecnologia que agora existe, desde instrumentos de navegação, a materiais compósitos, não se pensa em algo que não ande a jogar lixo na atmosfera, como todos os outras fazem?", questionou Cassiano Rodrigues.

Tudo começou com uma ideia vocacionada para o turismo, mas quatro anos de investigação, concepção e engenharia de produto, conceberam uma aeronave que pode ter muitas outras funcionalidades. "Lembramo-nos das missões de vigilância da floresta, da orla costeira, dos pipelines de petróleo", acrescenta Hugo Palma, da direcção de I&D da Nortávia, e que liderou esta equipa e este projecto, que contou com um co-financiamento comunitário do Programa Operacional Regional do Norte, o ON.2, de cerca de 500 mil euros.

Mas, aqui, mais do que nunca (até porque se trata de uma aeronave) só o céu é o limite: o transporte de carga é também uma das missões deste dirigível, alargando as suas potencialidades. Os testes já efectuados permitiram ter a certeza de oferecer um meio de transporte cujo custo quilómetro/tonelada é comparável ao do transporte rodoviário. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N), depois de ter acompanhado e facilitado o acesso do projecto aos financiamentos comunitários, pretende continuar a facilitar o desenvolvimento de um modelo de exploração, com objectivos de industrialização e comercialização.

"A conquista de investimentos no projecto será facilitada pela credibilidade científica e pelas suas vantagens competitivas", assim como pelo reconhecimento da Nortávia junto de entidades internacionais de relevo no sector", afirma fonte oficial da CCDR-N.

In: http://economia.publico.pt/Noticia/nortavia-concebeu-projecto-pioneiro-de-dirigivel-no-armazem-de-uma-textil_1497600

Muito interessante, ainda para mais envolvendo a Maia, a minha cidade Wink Razz
Admin_jmv33
Admin_jmv33
Administra tudo e mais alguma coisa
Administra tudo e mais alguma coisa

Mensagens : 594
Data de inscrição : 04/03/2011
Localização : Maia, Porto

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos